
FISIOTERAPIA ESPECÍFICA PARA ESCOLIOSE
A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral que pode surgir na infância ou adolescência e pode causar grande impacto na vida adulta.
Embora em muitos casos seja leve, quando não acompanhada adequadamente, pode causar dor, limitações funcionais e impacto na qualidade de vida.
A boa notícia é que existe um caminho seguro e eficaz para lidar com essa condição: a fisioterapia específica para escoliose.
Esse tipo de fisioterapia vai muito além de exercícios genéricos. Ela é planejada individualmente, levando em conta o grau da curvatura, a idade, os sintomas e os objetivos do paciente.
Os exercícios específicos para escoliose potencializam os resultados do tratamento e são essenciais para a preparação, orientação sobre o uso do colete e adesão ao plano terapêutico. Para isso, é realizada uma avaliação detalhada com testes validados cientificamente. Com base nessa análise, são indicados exercícios direcionados aos planos de movimento nos quais a escoliose se desenvolve, além de atividades voltadas à estabilização ou mobilidade, controle motor, funcionalidade, equilíbrio e tarefas simultâneas (dupla tarefa).
As técnicas aplicadas ajudam a:
-
Reduzir dores e tensões musculares
-
Fortalecer a musculatura postural
-
Corrigir desequilíbrios musculares
-
Melhorar a mobilidade e o alinhamento
-
Evitar a progressão da curva, principalmente em adolescentes em fase de crescimento
-
Evitar cirurgia
Se você tem escoliose ou conhece alguém que enfrenta essa condição, procure orientação profissional. A fisioterapia pode transformar o cuidado com a coluna em um caminho mais leve, saudável e com mais qualidade de vida, evitando muitas vezes o recurso da cirurgia para correção.








